Concursos
Posted on 1 de abril de 2015
Realizamos Exames Toxicológicos de larga janela de detecção em amostras de cabelos ou pêlos para uso em processos de recrutamento e seleção em Forças de Segurança Pública, Policiais e Guardas Municipais.
Exames realizados também para uso em Programas Corporativos para Álcool e Drogas.
DETECÇÃO DO USO DE DROGAS EM FIOS DE CABELO
O exame toxicológico possui várias aplicações, dentre elas a detecção do uso de drogas de abuso por até 180 dias após a data do consumo. O exame é realizado em amostras de pêlos ou cabelo.
CARACTERÍSTICAS RIAH
Ampla gama de drogas pesquisadas – o RIAH atualmente detecta 12 drogas, entre elas:
Maconha e derivados (skunk, haxixe…), Cocaína e derivados (crack, merla…), Anfetaminas (diferenciamos o consumo terapêutico do abusivo), Metanfetaminas (speed, ice, meth…), Ecstasy (MDMA), Ecstasy (MDA), Ecstasy (MDE), Heroína, Morfina, Codeína, Oxicodine, PCP.
Novas drogas são adicionadas sem custos extras periodicamente a fim de mantermos o RIAH atualizados com as drogas mais recentes.
DIFERENÇAS ENTRE O EXAME NO CABELO, SANGUE, E URINA
Os testes laboratoriais baseados em fluídos corporais não conseguem ter uma janela de detecção (período no qual o exame é capaz de detactar o consumo de drogas) maior do que alguns dias (até 7 dias para maconha e menos de 3 dias para todas outras drogas, como cocaína, crack, ecstasy, anfetaminas…); Também não podem quantificar a droga consumida. Seu uso é indicado para situações onde é importante saber se houve o consumo recente da droga, tal como procedimentos pós-acidentes.
Já o exame toxicológico baseado em amostras de queratina possui uma janela de detecção muito maior (nosso exame padrão tem a janela de até 6 meses) e pode diferenciar a quantidade de drogas utilizada (nossos laudos vêm com uma escala de levíssimo a pesadíssimo) além de terem uma coleta mais fácil e menos invasiva. Essa tecnologia de exame toxicológico é mais cara que exames de urina e não detectam o consumo recente, somente após cerca de 7 dias. São muito mais eficientes em processos admissionais, randômicos ou onde é necessária uma avaliação da quantidade de droga consumida, tal qual no uso para diagnóstico ou acompanhamento de usuários de drogas sob tratamento.
BASES CIENTÍFICAS
Quando uma pessoa utiliza drogas estas entram em sua corrente sanguínea e alimentam os bulbos capilares que produzem continuamente cabelos e pêlos. Ocorre que uma pequena parte dessa droga e mais tarde de seusmetabólitos são depositados em quantidades proporcionais as consumidas, na estrutura do cabelo ou pêlo que está sendo formada naquele momento. Essas quantidades são muito pequenas, mas através de técnicas especiais podem ser detectados e quantificados com extrema precisão e segurança.